6 formas seguras de manter a febre baixa até a consulta médica

mãe medindo a temperatura do filho com febre

Quando alguma coisa não vai bem no nosso organismo, é normal que nossa temperatura, que normalmente varia entre 36 e 37 graus aumente, provocando a febre.

As variações de temperatura dentro do limite considerado normal podem acontecer por diversos fatores, como: excesso de roupas, horário do dia — mais baixa de madrugada e mais alta no fim do dia —, prática de exercícios físicos e, especificamente nas mulheres, alterações hormonais.

Já a febre é uma reação do organismo para mostrar que ele não está bem. Quando se sente invadido por algum agressor, o corpo começa a elevar sua temperatura com a intenção de combater aquilo que está fazendo mal. Com a febre, os glóbulos brancos responsáveis pela defesa do corpo, leucócitos, são ativados para reagir e começam a atacar os invasores como vírus e bactérias ou mesmo uma toxina produzida por agentes estranhos ao organismo.

Procurar um médico é muito importante em qualquer situação em que a febre apareça, mas quando ela atinge crianças, idosos, pessoas com problemas de coração, portadores de doenças crônicas como diabetes, anemia, ou pessoas recém-operadas, o cuidado deve ser redobrado.

Mas, como nem sempre é possível ir imediatamente ao médico, preparamos uma lista de formas seguras de manter a febre baixa até conseguir o atendimento adequado. Confira!

Descanse

Quando a defesa do seu organismo está lutando contra o que está te fazendo mal, todas as energias devem ser gastas neste processo. Por isso, o repouso é essencial para que seu corpo fique forte para acabar com o problema que está provocando a febre.

Se, mesmo com febre, não for possível fazer um repouso, evite as atividades físicas moderadas ou intensas, pois elas exigem muito do corpo.

Na febre, mantenha o corpo hidratado

Durante a febre, o aumento da temperatura corporal pode provocar uma desidratação. Por isso, é muito importante manter o corpo hidratado, através da ingestão de líquidos. Beba muita água, sucos naturais e chás e, se possível, opte por refeições líquidas, como sopas e caldos.

Faça compressas frias

Para aliviar o calor, você pode usar compressas de toalhas molhadas em água na temperatura natural, e não geladas.

Use roupas leves

Apesar de as pessoas geralmente sentirem muito frio quando estão com febre, se agasalhar demais elevará a temperatura corporal. Então, use roupas leves, frescas, como as de algodão, por exemplo.

Tome banhos mornos

O banho é uma ótima forma de refrescar o corpo, mas a temperatura da água deve estar correta para não tornar mais grave a febre. Muito quente, ela aumentará a febre; fria, ela pode provocar calafrios, que também aumentam a febre, por isso, o certo é tomar banhos mornos.

Tenha uma alimentação adequada

Principalmente durante a febre, carboidratos, frituras, refrigerantes e alimentos processados devem ser evitados. Prefira alimentos naturais como frutas e verduras e, para estimular o suor e ajudar a refrescar o corpo, experimente tomar sopas leves com legumes.

Além de tomar esses cuidados para manter a febre controlada até receber o devido atendimento, é muito importante sempre se lembrar que nenhum remédio deve ser tomado sem orientação do médico. Se precisar, não deixe de agendar com um Clínico Geral do Bem. O que você achou das dicas? Tem alguma dúvida? Então compartilhe-as nos comentários! :)

Posts relacionados

4 Responses

Deixe uma resposta