Alimentos que ajudam a memória

Alimentos que ajudam a memória

“Não lembro nem do que eu comi ontem”. Você certamente já ouviu essa frase ou mesmo a usou como justificativa por não conseguir lembrar de algum acontecimento.

Com o alto volume de informações que recebemos todos os dias, pode ser um grande desafio lembrar de informações corriqueiras, compromissos, datas e, às vezes, até mesmo de dados importantes. Isso sem mencionar a influência do processo natural de envelhecimento, o cansaço e o estresse, que acabam por acentuar ainda mais a tendência ao esquecimento.

Mas a verdade é que, por mais irônico que possa parecer, o que você comeu ontem pode sim ter muita influência sobre sua memória!

E, se você não lembra do que comeu ou esqueceu daquela data importante, a dica é fazer algumas melhorias na dieta.

Confira a lista com alguns nutrientes que ajudam a ativar e melhorar a memória e em quais alimentos podem ser encontrados:

1. Ômega 3

Responsável por melhorar a habilidade de aprendizagem, ômega 3 são ácidos graxos muito benéficos para o cérebro, capazes de aumentar a rapidez no processo de resposta cerebral. O ômega 3 dá suporte estrutural aos neurônios, que nada mais são do que as células do sistema nervoso central. Portanto, uma dieta rica em ômega 3 está associada a uma melhor capacidade de leitura e memória, enquanto uma dieta pobre está diretamente relacionada à falta de concentração e esquecimento.

Onde encontrar?

  • Peixes, como atum, sardinha, salmão e bacalhau;

  • Sementes, como chia, quinoa e linhaça;

  • Nozes, castanhas e amêndoas.

2. Flavonoides

Atuantes tanto no desenvolvimento, quanto na recuperação da memória, os flavonoides são substâncias importantes que atuam na proteção do sistema nervoso, influenciando no processo de regeneração dos neurônios.

Onde encontrar?

  • Uva, incluindo vinho tinto;

  • Amoras;

  • Cacau;

  • Chá verde, branco e vermelho.

 

3. Fisetina

A fisetina é um composto que age no amadurecimento das células nervosas e estimula mecanismos do cérebro relacionados a melhora da memória. Trata-se de um flavonóide que ajuda a fortalecer as conexões entre os neurônios.

Onde encontrar?

  • Morango;

  • Tomate;

  • Maçã;

  • Pêssego;

  • Kiwi;

  • Uva;

  • Cebola.

4. Colina

Em época de testes e provas, a estratégia é dar uma atenção especial para a memória. Por isso, é muito comum optar por suplementação com colina, uma das vitaminas do complexo B. Sua atuação é fundamental para a saúde do cérebro, facilitando o processo de aprendizado e melhorando a capacidade de memória. É possível ver sua atuação especialmente na luta contra os impactos do processo natural do envelhecimento.

Onde encontrar?

  • Ovo, principalmente a gema;

  • Leveduras;

  • Leite e derivados.

Para saber mais detalhes, é importante consultar um Nutricionista do Bem!

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