Alimentos que ajudam na prevenção de câncer

Alimentos que ajudam na prevenção de câncer

“Você é o que você come”. Provavelmente você já ouviu essa afirmação e, inclusive, deve concordar com ela, certo?

Ao mesmo tempo em que o acesso aos alimentos conhecidos como junk food, ou seja, comida rica em calorias e de baixa qualidade nutritiva, a consciência sobre a necessidade de manter uma boa alimentação para a manutenção da saúde também tem aumentado. E isso por uma única razão: a preocupação com a saúde.

A verdade é que, quando se fala em prevenção de doenças, uma dieta balanceada e nutritiva é uma prioridade. O que não é diferente com o câncer, uma das doenças mais temidas que podem ser desenvolvidas.

Apesar de a origem do câncer ter forte influência genética, acredita-se que os hábitos de vida também podem causar a doença, o que inclui também as substâncias adicionadas aos alimentos processados. Por isso, se você possui caso de câncer na família, deseja se prevenir ou simplesmente quer adotar uma alimentação mais saudável, listamos 8 alimentos anticancerígenos que podem ajudar nesse processo. Confira:

1. Alho

Melhor antibiótico que a natureza oferece, o alho é um alimento medicinal e ainda anticancerígeno, uma vez que possui compostos sulforosos e alto teor de vitaminas e minerais, importantes elementos no combate ao câncer de pulmões e intestino, por exemplo.

2. Brócolis

 

Por ser rico em fibras, o brócolis é importante na eliminação de elementos que prejudicam o intestino. Além disso, ele possui um componente chamado sulforafano, fundamental para desintoxicação do fígado e prevenção de tumores no sistema digestivo. Deve ser consumido regularmente, pelo menos duas vezes ao mês.

3. Café

 

E se você achava que o café só ajudava você a se manter acordado, conheça essa novidade: seu consumo ajuda também na prevenção do câncer de pele. A cafeína neutraliza uma proteína chamada ATR, o que destrói as células danificadas na exposição aos raios ultravioletas.

4. Chá verde

 

O chá verde não é aliado apenas de quem quer perder peso. A planta ajuda ainda a prevenir a divisão de células cancerígenas por conter antioxidantes, como os polifenóis.

5. Oleaginosas

 

Alimentos oleaginosas, como as nozes e castanhas, contêm moléculas conhecidas como fitoesteróis. Essas moléculas são capazes de reduzir a velocidade do crescimento de células cancerígenas, ajudam a diminuir o risco de desenvolver o câncer de mama e próstata, por exemplo.

6. Orégano

 

Se você já consome orégano, ótimo! Essa especiaria utilizada como tempero é um antibiótico e anti-inflamatório que ajuda a reduzir o risco de desenvolvimento do câncer. Além disso, é rica em carvacrol, o que contribui com a morte de células malignas da próstata.

7. Romã

 

A fruta, que também pode ser consumida em forma de suco, é rica em elementos antioxidantes que inibem a ação dos radicais livres, os principais causadores do dano celular. Isso atrasa o movimento de células malígnas, reduzindo a probabilidade de metástase, ou seja, formação de uma nova lesão tumoral a partir de outra.

 

 

Pronto! Nada de outro mundo, certo? Tratam-se de alimentos acessíveis e que, provavelmente já estão na sua dispensa. Basta consumi-los com moderação e nunca em quantidades excessivas. O importante é consumi-los com moderação, mas frequentemente.

Quer ter acesso à solução completa de saúde? Acesse: www.consultadobem.com.br 😉

Posts relacionados

Deixe uma resposta