Por que procurar alternativas ao plano de saúde para empresas?

Por que procurar alternativas ao plano de saúde para empresas?

A importância de avaliar os custos e procurar alternativas ao plano de saúde

A redução de custos é uma medida importante a ser tomada nas empresas para garantir a qualidade de produtos e serviços e ao mesmo tempo elevar a lucratividade. Em relação a isso, é importante estudar e avaliar os gastos com os planos de saúde, visto que representam o segundo maior gasto da área de Recursos Humanos, atrás apenas da folha de pagamento.

Apesar de nem sempre ser obrigatório, oferecer plano de saúde é uma ação importante para motivar funcionários, atrair e reter talentos. Entretanto, de acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Marsh-Mercer, o custo médio com assistência de saúde por colaborador aumentou de 42% nos últimos 4 anos. Além disso, no início de 2016, as empresas tiveram um aumento médio de 15% nos custos de plano de saúde, devido aos reajustes anuais comuns.

Por isso, deve-se compreender algumas razões que tornam interessante a reavaliação das opções e a busca por soluções alternativas ao plano de saúde tradicional que ofereçam uma assistência de qualidade – e ao mesmo tempo sejam econômicas. Vale ressaltar que os reajustes acontecem anualmente e os planos de saúde não explicam o racional dos aumentos para as empresas, causando conflitos e desacordos entre ambas as partes. Isso ocorre porque a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) não exerce fiscalização rígida nos planos empresariais e coletivos, tampouco fixa o teto dos novos preços. Sendo assim, as empresas vêm sendo surpreendidas com reajustes de até 80% – e ainda não sabem com clareza como a conta é feita.

Diante desse cenário, é extremamente importante considerar quais são as dificuldades das empresas com os planos de saúde, assim como outros quatro importante fatores que complicam as relações dos prestadores de serviço e dos pacientes com os convênios.

Para entender o cenário completo, baixe nosso Ebook: “Por que procurar alternativas aos planos de saúde?” 😉

Posts relacionados

Deixe uma resposta