Ter um animal de estimação faz bem para a saúde

animal de estimacao em casa

Animal de estimação é tudo de bom!

 

Ter animal de estimação realmente faz bem para a saúde e não é só impressão! Há várias explicações para isso! Eles são muito mais do que apenas uma boa companhia. Os animais de estimação, como gatos, cachorros, entre outros, vão de aliviadores de estresse a verdadeiros medicamentos naturais para o coração. E isso é especialmente real para pessoas que passam tempo de qualidade com eles, como passear no parque ou mesmo relaxar confortavelmente no sofá.

 

Ter ou não ter um animal de estimação: eis a questão!

Eles são dependentes, dão trabalho, aumentam o orçamento e, às vezes, até tiram o sono. É preciso educar, cuidar, amar, alimentar… são muitas as questões na hora de considerar adotar um.

Bom, se você ainda precisava de algum motivo para ter um animalzinho, aqui vão 5 deles, todos relacionados à melhora da sua saúde:

 

Melhoram seu humor

Se você já ouviu por aí que pessoas com bichos de estimação são mais felizes, mais capazes de amar e mais confiáveis, pode acreditar. E mais: elas ficam doentes com bem menos frequência. Isso porque, cuidar de um outro ser confere a elas uma sensação de pertencimento ao mundo e realização pessoal, possuindo mais significado para sua vida, força e motivação. O animal é uma fonte de amor!

 

Eles cuidam do seu coração

Você sabia que as doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames, são a principal causa de morte no mundo, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas)? Em 2016, 17 milhões de pessoas foram vítimas de problemas no coração.

Mas essa estatística poderia ser muito mais baixa com uma simples decisão: ter um cachorro de estimação! Seu cachorro não é capaz apenas de aquecer o coração com amor e alegrias. Ele pode fazer ainda mais por esse órgão tão importante para a saúde.

A rotina adotada quando se tem um animalzinho em casa diminui a predisposição a doenças do coração. E isso acontece simplesmente porque pais de cachorros tendem a sair mais para caminhadas e levar uma vida mais ao ar livre, apresentando pressão sanguínea mais baixa do que os demais.


Combatem o estresse

O dia a dia da maioria das pessoas pode ser muito estressante. Para equilibrar o estresse e promover mais qualidade de vida e saúde, as pessoas estão cada vez mais procurando por técnicas de relaxamento, como meditação, massagens e pilates, para reduzir o estresse. Mas, e se a resposta estivesse no seu bicho de estimação?

Pois é! A realidade é que passar um tempo com seu bichinho, fazendo e recebendo carinho, traz inúmeros benefícios no combate ao estresse. Esses momentos com ele são capazes de abaixar a pressão sanguínea, enquanto incentivam a liberação do hormônio do relaxamento e diminuem a liberação do hormônio do estresse.

Sem contar os benefícios, também de relaxamento, para o próprio animal. Juntos, todo mundo ganha no combate ao estresse!


Investem na sua vida social

Animais são ótimos imãs sociais. Ao sair para passear com seu cão, é muito comum que você se veja batendo papo com outras pessoas sobre ele. Isso porque eles atraem outras pessoas e, quando você vê, já está conversando com alguém com quem se identifica.

E pronto! Seu ciclo social está mais expandido.

Hoje em dia, inclusive, é muito comum que pessoas entrem em comunidades e grupos na internet para buscar mais informações sobre seus animais de estimação e, consequentemente, acabam por se conectar com outras pessoas que estão no mesmo processo. No fim das contas, as pessoas marcam encontros para seus cachorros brincarem juntos e acabam se conhecendo de verdade.


Contribuem com a preparação do Sistema Imunológico

O sistema imunológico é a parte do corpo responsável por combater aos ataques de bactérias e vírus, entre outros, que entram em contato com o organismo, garantindo a defesa contra doenças e mantendo o corpo funcionando de forma saudável. Durante os primeiros anos de vida, o sistema imunológico ainda está em formação. Por isso, muitos dizem que é bom deixar as crianças terem contato com um pouco de sujeira (a famosa vitamina S), para criar imunidade e resistência.
E é aí que os animais de estimação entram em cena! Pesquisas apontam que bebês criados próximos a animais de estimação antes dos 6 meses de vida apresentam tendência menor a ter alergias. Além disso, eles sofrem menos com infecções de ouvido durante o primeiro ano. Tudo isso sem contar a parceria, cumplicidade e o carinho que cachorros dóceis desenvolvem com os bebês. Não é maravilhoso?



Quer saber mais? Converse com um Pediatra do Bem!

Deixe uma resposta