Como anda a saúde do couro cabeludo?

Como anda a saúde do couro cabeludo?

Você já checou a saúde do seu couro cabeludo? Pode parecer estranho falando assim, mas é preciso ficar de olho nesta região do corpo. Isso porque, uma série de doenças e problemas podem aparecer por ali, comprometendo não só a sua beleza, mas também a sua saúde como um todo. Hoje mostraremos porque é importante cuidar da saúde do couro cabeludo, quais problemas podem aparecer e como assegurar que está tudo bem. Confira!

Por que cuidar do couro cabeludo?

O couro cabeludo é uma parte importante do seu corpo. Apesar de estar escondido pelo cabelo, seja ele curto ou longo, ele pode vir a dar problemas como em qualquer parte do corpo. Ainda mais, por ser uma região que vive constantemente abafada, propícia para o surgimento de dermatites e fungos na região. Sim! Podem aparecer fungos na região do couro cabeludo devido ao acúmulo de umidade, principalmente, pelo uso de bonés e chapéus.

Você não cuida da pele do rosto e do corpo com hidratantes e produtos? Ela também não apresenta riscos de doenças e micoses? Então, o mesmo ocorre com o couro cabeludo, com um agravante: o cabelo esconde o problema. Por isso, é importante que você cuide sempre, para evitar que apareça alguma coisa. E também, para os mais vaidosos, um couro cabeludo saudável é sinônimo de cabelos saudáveis.

Quais problemas podem aparecer?

Mas, quais problemas efetivamente podem aparecer no couro cabeludo, que comprometem a sua saúde? Vamos trazer alguns deles e os principais sintomas para que você possa identificar rapidamente se está com problemas.

Dermatite seborreica

Sabe a famosa caspa? Pois é. Ela é a doença do couro cabeludo mais comum que pode aparecer. Ela é caracterizada por um excesso de oleosidade no couro cabeludo, que leva a uma inflamação do tecido e descamação. A descamação é que leva a “neve” encontrada nas camisas de quem costuma ter caspa. Com isso, também podem se formar feridas na cabeça, que se não tratadas, pode levar a infecções e fungos.

Psoríase

A doença que é derivada de herança genética leva a uma descamação bastante parecida com a dermatite seborreica. Porém, as causas são diferentes e, consequentemente, o tratamento também. Principalmente, porque a psoríase pode se apresentar em outros locais do corpo.

Alopecia areata

É uma doença autoimune que leva a uma destruição das próprias células do corpo. Provoca a perda de cabelo no formato de clareira, no topo da cabeça, sempre se assemelhando a um círculo.

Tinha

É uma doença provocada por fungos e que leva a perda de cabelos localizada. Também podem aparecer placas brancas que inflamam e infeccionam.

Câncer de pele no couro cabeludo

Esta é a com o maior potencial lesivo das doenças que podem aparecer no couro cabeludo. É encontrada uma lesão no couro cabeludo semelhante a uma pinta com relevo que, posteriormente, pode passar por metástase e chegar ao cérebro.

 

Como saber se está tudo bem?

O ideal é que você esteja sempre observando se está tudo bem com o seu couro cabeludo todos os dias. É através do autoexame que você poderá ver se há algum problema que possa ser o sintoma de alguma das doenças que citamos anteriormente.

Quais os tratamentos adequados?

A maioria dos problemas no couro cabelo pode ser prevenida com uma boa higienização do couro, massagens para ativar a circulação desta área e uma alimentação saudável. Evite tomar banhos muito quentes e usar o secador de cabelos em temperatura muito alta, pois isso também contribui para o aparecimento de problemas como a caspa.

Você deve consultar um dermatologista sempre que possível, para que ele possa te receitar remédios ou, até mesmo, produtos como xampus especiais para a sua situação. Algumas pessoas têm alergia aos produtos vendidos, o que faz mais necessária esta consulta.

Lembre-se sempre que a opinião de um especialista é importantíssima para o tratamento adequado e a recuperação da saúde do couro cabeludo, portanto, agende uma Consulta com um Dermatologista do Bem e encontre o melhor tratamento para você!

Quer ter acesso à solução completa de saúde? Acesse: www.consultadobem.com.br 😉

Posts relacionados

6 Responses

  1. cenira gomes

    Tenho queda de cabelo em círculo como mencionado não lavo os cabelos todos os dias e também lavo os em água morna pra fria.e não são muito oleosos.cabelos finos e mistos. Tem um jeitoespecial de cuidar deles?

    1. Consulta do Bem

      Oi Cenira! A queda de cabelo não necessariamente pode estar relacionada a cuidados diários. Por exemplo, a Alopecia Areata é uma condição que ocorre quando o sistema imunológico ataca os folículos capilares, podendo ser causada por estresse grave, o que resulta na queda de cabelo repentina. Recomendamos que você agende uma consulta com um Dermatologista do Bem, para que o doutor avalie seu caso e encontre a solução específica para você. :)

  2. Vilma Souza Silva

    Olá boa noite eu estou Muito preocupada com meu cabelo, está caindo muito e já está bem ralinho, será q ele volta a nascer de novo?…

    1. Consulta do Bem

      Oi Vilma, como vai?
      Vilma, o crescimento do cabelo pode sofrer influência de diversos fatores, deste alimentação, obtenção de vitaminas, até distúrbios hormonais. É importante que você consulte-se com um Dermatologista do Bem, para descobrir o motivo da queda de seu cabelo. 😉

  3. Oi sou Flávia e a um ano eu venho sofrendo com um problema que apareceu no meu couro cabeludo ele está descamando e ferindo todo,e a alguns meses começou a espalhar pelo corpo ja esta no umbigo orelhas e cossa muito ja não tenho vontade de sair de casa sinto muita vergonha ja fiz vários tratamentos mais nada resolve preciso de ajuda

    1. Consulta do Bem

      Oi Flávia! Você já considerou passar em um dermatologista? Você pode encontrar um Dermatologista do Bem em nosso site pertinho da sua casa! O Doutor poderá fazer o diagnóstico do seu caso e recomendar o melhor tratamento! :)

Deixe uma resposta