8 dicas para dormir bem durante a gravidez!

8 dicas para dormir bem durante a gravidez!

Mudanças hormonais, barriga crescendo descontroladamente, um bebê agitado lá dentro e dores em partes do corpo que a gente nem sabia que existiam! Essa é a realidade da futura mamãe pouco antes de dar à luz.

E é nesse contexto que vem a melhor de todas as recomendações: o repouso, a tão sonhada longa noite de sono (especialmente sabendo que, em poucos meses, com a chegada do bebê, ela será apenas um sonho mesmo).

Descansar pode soar muito bem aos ouvidos, mas, na prática, a teoria é outra. A verdade é que, especialmente nos últimos meses de gestação, dormir pode ser uma missão. E, como todo bom desafio, pode requerer algumas táticas específicas.

É sobre elas que vamos falar agora!

A gravidez nunca vem sozinha. Entre a mamãe e a sonhada noite de sono existe uma série de complicações que podem comprometer a qualidade de sono, como as náuseas, azia, cãibras e a síndrome das pernas inquietas. Para algumas delas, é preciso que haja a ajuda de um Doutor do Bem. Para outras, você pode tomar medidas simples para resolver.

Como dormir bem na gravidez?

Veja 5 dicas que separamos para você:

1. Seu quarto, seu santuário

Faça do seu quarto o lugar mais confortável e aconchegante possível. A partir de agora ele é o lugar mais importante da casa! Crie um ambiente livre do calor, o barulho e luz. Além disso, deixe as preocupações para fora do quarto, bem como qualquer outra coisa (como o celular) que não seja dormir e sexo. Faça tudo o que precisa fazer até o horário do jantar, inclusive os planos e se preocupar com o que será feito amanhã. A partir de agora, sua cama deve ser sinônimo exclusivamente de descanso e amor.

2. Sem revirar

Especialmente no terceiro trimestre, encontrar uma posição confortável para dormir pode ser um grande desafio. Para superar o desafio, uma boa dica é já se acostumar desde o primeiro trimestre a dormir sobre o lado esquerdo, com um travesseiro entre os joelhos para apoiar a lombar. E onde mais você achar necessário e confortável! À medida em que a barriga cresce, você pode precisar de vários, tanto na frente, quanto para dar suporte às costas. Essa posição ajuda nos processos internos do organismo, como no transporte sanguíneo de nutrientes para o feto e na eliminação de líquidos desnecessários dos rins.

E atenção! Ao dormir sobre o lado esquerdo, esteja também virada para fora da cama, isto é, na lateral que permita sair da cama para ir ao banheiro sem precisar se virar, assim você pode se levantar com mais facilidade.

3. Adeus às visitas noturnas ao banheiro

Quanto mais o útero cresce, maior a pressão sobre a bexiga e, consequentemente, a vontade de urinar frequentemente aumenta – o que pode ser um convite inconvenientemente frequente ao banheiro. Ingerir bastante líquido durante a gravidez é uma recomendação inegociável. Contudo, essa prática pode ser mais intensa no período da manhã e da tarde, diminuindo durante à noite para não levar a mamãe a interromper o sono para ir ao banheiro.

4. Os inevitáveis movimentos do bebê

É possível que os movimentos do bebê acordem a mamãe durante a noite. Embora não haja o que fazer para evitar essa situação, lembre que o fato de ele estar se movendo significa que está saudável! Por si só, essa notícia já é mais gostosa do que a sensação de que você está só. Tente dormir durante do dia se seu sono estiver sendo comprometido. Uma soneca de 15 minutos pode ser suficiente para trazer suas energias de volta.

5. O cochilo salva-vidas

Dormir de 30 a 60 minutos durante a manhã ou a tarde pode ajudar a melhorar a atenção e memória, além de ser revigorante. Não deixe de dormir sempre que conseguir um tempo livre. Mas, evite as sonecas muito longas ou muito tarde, uma vez que elas podem comprometer o sono da noite.

6. De um tempo à cafeína, pimenta, cigarro e às bebidas alcoólicas

Inimigos da gestação, essas substâncias podem atrapalhar tanto o sono como o próprio desenvolvimento do feto. Essa é a oportunidade perfeita para cortar de vez o cigarro e deixar de beber. No caso da cafeina, reduza o consumo de chá, café e refrigerantes de modo geral, além de comidas apimentadas, eliminando-as por completo durante a tarde e à noite.

7. Os heróis: exercícios físicos e técnicas de relaxamento

Invista em algum tipo exercício físico diariamente. Além de serem maravilhosos para a saúde física da mamãe, também ajudam no bem-estar emocional e a promover um sono melhor. Mas cuidado! Não pratique atividades muito tarde (o ideal é até 3 ou 4 horas antes de dormir). O corpo precisa de um tempo para relaxar depois dos estímulos da atividade física.

Antes de dormir é hora de relaxar. E, para isso, existem diversas técnicas que podem ajudar. Tente praticar a respiração profunda, yoga ou mesmo colocar sons relaxantes da natureza disponíveis na internet!

Contudo, o básico também pode ser bastante efetivo. Após jantar, prefira atividades mais calmas e relaxantes, como ler um livro, tomar um banho morno e beber um copo de leite também morno. Uma preparação para a noite relaxante que está por vir!.

8. Diga não aos remédios milagrosos

Sempre tem alguém que sabe de alguma receita que pode ajudar a dormir melhor. Mas, você como uma gestante consciente, deve evitá-las! Não tome medicamentos sem prescrição médica, nem mesmo os naturais.

Se, mesmo depois de todas essas dicas do bem, a dificuldade em dormir continuar, consulte um Doutor do Bem! Dormir não é superestimado. É muito importante e você merece uma boa noite de sono!

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5 Responses

  1. NADIANE SIQUEIRA

    Oi…..eu não conssegui dormi direito ….pois meu nervo siatico dói muito guando deito lado direito….eu passo a noite inteira virando de um lado para outro guando deito do lado esquerdo minimiza. …mas questão de 20 mint….ai parece que fica repuxando meu nervo e ai viro pro lado direito….minimiza. …até 20 mint….É assim sucessivamente. ….a minha medica falou que não tem muito que fazer e é porque estou de 24 semanas….😕mas aguento…só É difícil a posição correta pra eu dormi…não conssigo….

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