Doenças da próstata: tire suas dúvidas sobre os exames de prevenção!

Tire suas dúvidas sobre os exames de prevenção à doenças da próstata!

As doenças da próstata estão entre as que mais atingem o público masculino. Embora sejam bastante discutidas no grupo médico, essas doenças muitas vezes não têm total atenção dos homens – e o principal motivo disso está no medo ou receio que sentem em relação aos exames.

Mesmo temido e desvalorizado por muitos, o exame de próstata é fundamental para detectar problemas no tempo adequado, permitindo que o paciente receba o tratamento indicado pelo especialista. Além disso, há diversos exames complementares e que tão simples de realizar, como o PSA. Saiba mais e entenda por que você deve fazê-lo!

Quais as complicações das doenças da próstata?

Localizada em baixo da bexiga, a próstata é uma glândula masculina que envolve parte da uretra e que possui cerca de 20 gramas. Sua principal função é secretar fluídos que servem de proteção para os espermatozoides no sêmen. Como qualquer outra parte do organismo, essa glândula está suscetível a enfermidades que podem comprometer a saúde do homem. Entre as doenças mais comuns da próstata estão a Hiperplasia Benigna da Próstata, as prostatites e o câncer de próstata.

Hiperplastia Benigna

A Hiperplasia Benigna é mais comum em adolescentes e adultos, e se caracteriza pelo crescimento de um adenoma na glândula, que é um tumor benigno. Esse tumor, quando não tratado, cresce progressivamente e acaba comprimindo a uretra. Como consequência, há dificuldade para urinar e a bexiga sofre um aumento nas camadas musculares. Com a pressão, os rins também podem ser atingidos e levarem o paciente à insuficiência renal.

Prostatites

As prostatites também são mais comuns em adolescentes e adultos, e são caracterizadas por processos inflamatórios e infecciosos. Os sintomas incluem dores na região pélvica e ao urinar. Além disso, pode causar micção frequente e excessiva, incontinência urinária ou retenção urinária. Pode ser que ocorram, também, calafrios, fadiga e febre.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é dos três exemplos o mais grave, sendo comum no público adulto e idoso. Embora de progressão lenta, o problema merece atenção para ser detectado com antecedência. O diagnóstico é feito por meio de exame preventivo em consultório, que deve ser feito anualmente por homens acima de 45 anos de idade. Já os homens que tiveram familiares com câncer de próstata devem consultar o urologista após os 40 anos de idade.

Como é realizado o exame da próstata?

Os exames da próstata são divididos em três tipos, de acordo com a finalidade. Para fins preventivos, são utilizados o toque retal e o Antígeno Prostático Específico – PSA (exame de sangue). Já nos casos suspeitos, é necessário a realização de uma ultrassonografia transretal.

Exame de toque retal

O exame de toque retal é indolor e pode ser realizado rapidamente. Por meio do toque no reto, o urologista já indica a condição da próstata do paciente. Se o resultado for suspeito, são pedidos novos exames para a confirmação de alguma doença.

Exame PSA

No exame com Antígeno Prostático Específico, é retirada uma pequena amostra de sangue do paciente para análise em laboratório. Se os valores de PSA apresentados estiverem anormais, isso pode indicar um problema na próstata.

Entre os tratamentos do câncer de próstata, uma das alternativas é a cirurgia. Já nos casos de doença avançada, é possível realizar um tratamento com hormônios que não trará a cura do câncer, mas poderá mantê-lo inativo por muitos anos.

Cuidados para garantir a saúde do homem

Evitar o surgimento de alguma doença nessa glândula é impossível, mas os exames preventivos de rotina ainda são ações eficientes para a diminuição dos problemas. Hoje, todo homem está suscetível a desenvolver câncer de próstata, que quando não diagnosticado corretamente, pode levar o paciente à morte. Sendo assim, a procura pelo médico urologista deve ser frequente para avaliar as condições gerais do organismo e detectar possíveis anormalidades com rapidez.

Em conjunto com os exames, o INCA – Instituto Nacional de Câncer ainda recomenda a adoção de hábitos saudáveis para diminuir o risco das doenças. Sempre que possível, mantenha uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes e com pouca gordura. Também pratique exercícios para manter um peso adequado e livre-se do fumo e álcool.

Consulte um Urologista para saber mais!

Participe da nossa promoção especial de Novembro Azul. Em conjunto com o Laboratório CRYA, oferecemos para nossos assinantes, sete exames (incluindo o exame de sangue PSA) com até 70% de desconto pensados no checkup do homem! Assine o Consulta do Bem por apenas R$ 19,90 e tenha acesso à solução completa de saúde.

Saiba mais sobre a promoção aqui: PROMOÇÃO NOVEMBRO AZUL ?

Posts relacionados

Deixe uma resposta