Estresse: Saiba identificar os sintomas!

Portrait of an upset businessman at desk in office. Businessman being depressed by working in office. Young stressed business man feeling strain in eyes after working for long hours on computer.

Pelo menos 5 a cada 10 pessoas que você conhece já devem ter dito a clássica frase “estou estressado”. Você mesmo provavelmente já pensou isso algumas vezes. Mas será que estava (ou está) mesmo?

A realidade é que o estresse é uma reação orgânica natural do ser humano. Ele serve para ajudar as pessoas a superar os frequentes desafios do dia a dia, contribuindo com a motivação e desempenho para realização de atividades difíceis. Por exemplo: ele ajuda no alcance de metas e cumprimento de prazos apertados. Em resumo, o estresse pode ser encarado como uma estratégia de sobrevivência na vida moderna.

Apesar de não existir estresse positivo ou negativo, ele pode ser benéfico ou prejudicial à saúde do indivíduo dependendo de como o mesmo encara as experiências e situações do dia a dia.

O estresse pode ser classificado de duas formas:

  1. Eustresse (“eu” do grego = lindo, bom): o estresse sentido frente a atividades consideradas interessantes pela pessoa, como realizar uma prova ou uma entrevista de emprego. Nesse caso, ela interpreta que a situação enfrentada vem acompanhada de uma recompensa, por isso se sente motivada a vivenciá-la.
  2. Distresse (“dis” do grego = mal, difícil): a partir do momento em que a pessoa começa a considerar a situação muito difícil ou se frustra, é comum começar a sentir o estresse na perspectiva negativa. Dessa forma, o estresse torna-se negativo quando é excessivo.

É quando o estresse está em excesso que as reclamações começam. Ele pode surgir ao longo da vida em períodos tumultuados, como no início de um emprego novo ou ao descobrir uma doença. É caracterizado por episódios de cansaço extremo, preocupação e irritação, geralmente solucionados após mudanças de hábitos ou de um simples descanso. Se não resolvido, além de ser um problema em si, afetando a qualidade de vida, o estresse está relacionado como fator de risco para diversas outras doenças, como problemas cardíacos e até mesmo câncer.

E não são poucas as pessoas que sofrem com o problema. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece o estresse como uma epidemia global, uma vez que atinge mais de 90% da população mundial.

Como saber se estou sofrendo de estresse?

Apesar de nem sempre possuir causas específicas, o estresse apresenta sintomas bastante característicos, não apenas do estresse, mas também de outras doenças. Procure um Psicólogo ou Psiquiatra do Bem se estiver apresentando:

  • Ansiedade constante;
  • Tensão;
  • Respiração acelerada;
  • Batimento fora do ritmo ou acelerado;
  • Suor excessivo;
  • Tontura;
  • Tremores, como nas pernas;
  • Boca seca;
  • Necessidade frequente de urinar.

Como evitar o estresse?

Às vezes pode ser impossível evitar situações externas que podem desencadear o estresse. Por isso, é fundamental adotar hábitos saudáveis que envolvam:

  • Alimentação balanceada: a energia necessária para enfrentar os desafios do dia a dia é adquirida por meio da alimentação. Sem essa energia, o organismo torna-se vulnerável ao cansaço e, consequentemente, suscetível ao estresse.
  • Sono de qualidade: muitos nutrientes são absorvidos durante o sono. Além disso, esse período representa um descanso necessário para o organismo.
  • Prática regular de atividades físicas: além de relaxar, o exercício físico incentiva a liberação de hormônios, como a adrenalina, que melhoram o funcionamento do organismo.
  • Mudança de pensamento: o estresse parte de um pensamento negativo de frustração. Uma atitude positiva frente a situações difíceis pode funcionar como uma barreira contra a aceitação do estresse.

Estresse tem tratamento?

Sim! O tratamento do estresse pode ser feito por meio de sessões terapêuticas, prática de esportes ou uso de medicamentos, muitas vezes naturais. Na maioria das vezes, tratar o estresse é tarefa simples. O melhor tratamento, no entanto, deverá ser indicado por um médico para ser eficaz. Nunca se auto-medique!

Como aliviar o estresse?

É ineficiente fazer uso de álcool em excesso, fumar, comer em excesso ou muito pouco, dormir demais ou passar horas em frente à TV para combater o estresse e podem até mesmo piorar os sintomas.

Para aliviar o estresse e tratá-lo na raiz, a dica mais importante é identificar a fonte desencadeadora do problema e tentar eliminá-la ou conviver com ela, aceitando-a. Caso não seja possível, é fundamental adquirir hábitos saudáveis:

  • Faça exercícios de relaxamento, como alongamentos;
  • Medite;
  • Coma alimentos leves durante todo o dia;
  • Durma 8 horas por noite;
  • Pratique esportes ou exercícios físicos;
  • Evite pessoas ou problemas que possam causar irritação;
  • Não evite desafios. Priorize suas atividades diárias, comemorando as metas atingidas e aceitando as metas ainda não realizadas.

Se o estresse persistir, consulte um Psicólogo ou Psiquiatra do Bem. O estresse pode ser muito perigoso para a saúde. Para eliminar esse fator de risco da sua vida, ninguém melhor do que um especialista 😉

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