Exercício físico contribui para a saúde mental!

Exercício físico contribui para a saúde mental!

O exercício físico, seja qual for sua natureza e quando praticado com o acompanhamento de um profissional, é uma das formas de prevenção mais benéficas e prazerosas contra diversas doenças. Isso significa que, além de tonificar o corpo, melhorar a postura e controlar o ganho de peso, a prática contínua de atividades físicas diminui as chances de desenvolver doenças crônico-degenerativas, como é o caso da osteoporose, da hipertensão e da diabetes. Além disso, ela é uma forma eficiente de proteger o coração.

Mas você já sabia de tudo isso, certo?

O que pode ser uma novidade é que o exercício físico também é uma forma de cuidar da saúde mental, melhorando o humor, a memória, o sono e, consequentemente, a disposição. Mais além: sair do sedentarismo também pode ajudar a diminuir os riscos de desenvolvimento de transtornos psiquiátricos, como a ansiedade e a depressão

E tudo está relacionado à atuação hormonal.

Você certamente já reparou que logo após a prática de exercícios é comum sentir  sensação de euforia e bem-estar. Praticar atividades físicas de forma regular diminui os níveis dos hormônios característicos do estresse, como a adrenalina e o cortisol. Uma vez que estes hormônios estão fora de campo, o resultado é um relaxamento, sensação de satisfação, inclusive pessoal, melhora na autoestima e na disposição física.

Isso acontece devido à liberação da endorfina, conhecida como o hormônio da alegria, que promove a sensação de bem-estar, euforia e alívio de dores, e da dopamina, outro hormônio que causa sensação tranquilizante e analgésica. Com todas essas sensações positivas sendo trabalhadas no organismo, a tendência é a manutenção, no longo prazo, de um comportamento mais equilibrado no aspecto psicossocial independente, mesmo frente a estímulos externos negativos, como situações de estresse.

Entenda porque o exercício físico contribui para a saúde mental!

1. Auxilia no controle da ansiedade

Na correria do dia a dia, é difícil não ceder espaço para as preocupações e, consequentemente, a ansiedade. Para contribuir com o combate à ansiedade, a recomendação é manter o corpo ativo por meio da prática de atividades físicas aeróbicas moderadas, como a corrida. Trata-se de uma forma de trabalhar todos os grupos musculares do corpo, queimar calorias e, de quebra produzir os hormônios endorfina e serotonina, gerando sensação de relaxamento e satisfação ao invés e protegendo o corpo e mente dos danos do estresse.

2. Xô, depressão!

Parte cada vez mais relevante do tratamento contra a depressão e também de sua prevenção, a atividade física é considerada uma prática capaz de reduzir o sofrimento psíquico de pessoas que sofrem com a doença e evitar recaídas. Além disso, é uma oportunidade de elevar a autoestima, melhorar a qualidade de vida como um todo, aumentar a interação social e ainda o aprimorar as funções cognitivas.

3. Adeus ao mau humor

A prática de atividade física também é eficaz para controlar o mau humor. Por gerar sensação de relaxamento e bem-estar, ela induz a um comportamento mais entusiasmado frente aos desafios do dia a dia.

4. Sono de bebê!

A qualidade do sono de pessoas que praticam atividades físicas regulares é superior à de pessoas sedentárias. Isso porque o exercício físico libera hormônios que influenciam no ciclo circadiano e proporcionam mais disposição. Manter um corpo ativo e saudável e ter noites de sono bem dormidas são dois elementos fundamentais para o descanso tanto físico quanto mental.

5. Memória de elefante

Além de proteger o sistema cardiovascular, a prática regular de exercícios físicos ajuda a contribuir com a integridade do cérebro, melhorando, inclusive, a amplitude de memória, a atenção, a agilidade motora e todas as funções cognitivas.

Está bom ou quer mais? Esses são motivos suficientes para sair do sedentarismo e começar a investir não apenas em deixar o corpo em dia, mas também na saúde mental, certo?

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