5 fatores que podem causar dor de cabeça e você nem imaginava!

5 fatores que podem causar dor de cabeça e você nem imaginava!

Todo mundo já sentiu aquela dor de cabeça incômoda e desagradável pelo menos uma vez na vida. Nem sempre os analgésicos resolvem o problema e nem sempre eles são indicados para tratar esse mal. Em alguns casos, a dor de cabeça é o princípio de algo mais grave e merece a devida atenção. Você sabe quais são os principais fatores que ocasionam a dor de cabeça? Descubra com a gente!

O que é a dor de cabeça

Qualquer dor na região da cabeça (em um ou ambos os lados), com surgimento gradual ou súbito, com duração de alguns minutos ou dias pode ser considerado como dor de cabeça.

Podemos classificá-las em mais de 100 tipos, considerando seus sintomas e causas.

Graus variados da dor de cabeça

A dor de cabeça é conhecida tecnicamente como cefaleia primária e cefaleia secundária.

A cefaleia primária é quando a dor é devida a própria doença de base, ou seja, não é causada por fatores secundários, pois tem sua origem no próprio sistema nervoso central.

A cefaleia secundária é resultado de alguma doença. Existem várias fontes de doenças. Podemos destacar: gripe, desidratação, sinusite aguda, uso excessivo de remédios, otite, meningite e raramente tumor cerebral.

Outros fatores que podem ocasionar a dor de cabeça são:

1. Estresse e ansiedade

O estresse libera doses de hormônios como cortisol e adrenalina, que aumentam a frequência cardíaca. Os vasos que irrigam a cabeça sofrem pressão, ocasionando a dor. Situações em que a pessoa é colocada sob pressão ou ansiedade é frequentemente acompanhada pela dor de cabeça. A dor de cabeça é um dos principais sintomas de uma pessoa que sofre com ansiedade e estresse, além do fator emocional também interferir nesse quesito.

2. Má alimentação

Os alimentos não causam a dor de cabeça, o que causa é a inadequação das refeições. Períodos longos sem comer ou excesso de comidas gordurosas podem causar dor de cabeça. Isso porque os alimentos agem diretamente no organismo, desencadeando o problema.

3. Altas temperaturas

Fatores ambientais também podem ocasionar a famosa dor de cabeça. Além do calor, umidade do ar, poluição e pressão podem influenciar no aparecimento da dor. O calor estimula a desidratação, desequilibrando a célula responsável pela entrada e saída do sódio e potássio, causando a dor de cabeça.

4. Má postura

A postura incorreta ocasiona uma dor que também é conhecida como cefaleia tensional. Acontece que os nervos da coluna se comprimem com a posição errada e a dor é transmitida para a cabeça. Existem também as dores crônicas, onde a causa pode ser osteoporose, hérnia de disco, etc.

5. Problemas oculares

Algumas dores de cabeça costumam afetar também a região dos olhos. As principais causas são problemas de visão, como a hipermetropia e astigmatismo não corrigidos com óculos.

Alguns hábitos saudáveis podem diminuir a frequência da dor de cabeça, mas, para um diagnóstico preciso, nada melhor do que procurar por ajuda médica. Siga sempre as orientações de um profissional e nunca se automedique.

Quer ter acesso à solução completa de saúde? Acesse nosso site: www.consultadobem.com.br 😉

Posts relacionados

Deixe uma resposta