Ginecologista

O médico da saúde da mulher!

ginecologista

 

Ginecologia significa “a ciência da mulher”. O ginecologista é o especialista médico que está diretamente ligado à saúde feminina e ao sistema reprodutor feminino.

Não existe uma idade específica para ir ao ginecologista pela primeira vez. Desde adolescentes, as mulheres são orientadas a adquirir o hábito de visitar o médico (ou médica) e, inclusive realizar check-ups anuais. Outras situação que aumentam a procura pela especialista é quando a mulher observa problemas de corrimento, suspeita de gravidez e quando a mulher se queixa de dores durante a relação sexual.

A mulher que mantém relações sexuais deve ir regularmente ao ginecologista por dois motivos:

1- Prevenir qualquer alteração do sistema genital feminino.
2- Esclarecer dúvidas sobre sexualidade, métodos contraceptivos, pílula anticoncepcional ou qualquer alteração ou irregularidade no ciclo menstrual.

Existem vários exames ginecológicos que podem ser solicitados pelo médico. A maioria atua de forma preventiva, identificando sinais de doenças como as sexualmente transmissíveis (DST’s) e/ou na prevenção de doenças relacionadas ao aparelho reprodutor para que o tratamento seja mais eficaz.

Os exames de rotina solicitados geralmente são: papanicolau, colposcopia e mamografia, vulvoscopia, sangue, urina e ultrassonografia.

 

Mulheres, fiquem espertas!

Algumas doenças ginecológicas podem levar à infertilidade e outras complicações, por isso devem ser tratadas logo no início, como é o caso do HPV, endometriose, vulvite e vulvovaginite, ovários policísticos entre outras.

Mas não se preocupem!
O melhor tratamento é sempre a prevenção. E por isso a visita anual ao ginecologista é tão importante!

 

Vamos cuidar da saúde, mulheres?

Agende agora mesmo a sua consulta com um Ginecologista do Bem pertinho de você.

www.consultadobem.com.br