A importância da postura para a saúde

A importância da postura para a saúde

Postura e equilíbrio: esses são dois dos principais aspectos que qualquer pessoa que pratica exercícios físicos (como yoga, pilates e tantos outros) almeja melhorar.

Mas por que preocupar-se com o equilíbrio ou a postura para ter uma vida mais saudável?

Tudo é uma resposta à gravidade.

Ao longo de toda a vida, seja nos momentos passados em pé, sentado ou mesmo deitado, o corpo está sempre lutando contra a força da gravidade. Por exemplo, ao ficar em pé o peso do corpo é depositado sobre os pés. Mas, é com a ajuda do equilíbrio que se torna possível manter uma postura adequada para estabilizar o sistema musculoesquelético.

Contudo, durante os anos, esse sistema, especialmente a coluna, é submetido a diferentes situações que vão provocando naturalmente o seu desgaste. Seja quando criança, ao escorregar na cadeira e curvar a coluna durante as aulas expositivas, ou na adolescência, curvando o pescoço por horas ao usar o celular, ou mesmo mantendo uma postura inadequada e realizando movimentos repetitivos no ambiente de trabalho na idade adulta… seja qual for a situação, ela pode ser o início de uma lesão na coluna.

E isso é um ciclo vicioso: ao mesmo tempo em que a postura incorreta desgasta a coluna, o desgaste da coluna impacta diretamente na postura, alterando seu formato natural e mais saudável. A partir daí, começam os sinais de que algo está errado. O principal deles: a dor, que pode vir a se tornar crônica.

Para evitar problemas posturais e suas consequências, o ideal é adotar medidas simples no dia a dia capazes de proteger a coluna. Além disso, não é apenas com a saúde que uma boa postura pode contribuir. Às vezes, aquela sensação de que as medidas estão um pouco acima do desejado (especialmente da barriga), nada mais é do que má postura. Por isso, uma boa postura ajuda inclusive a melhorar a aparência.

Dicas para manter uma boa postura e proteger a coluna

1. Pratique exercícios físicos

Se você se preocupa com a postura, provavelmente já ouviu falar ou pesquisou sobre atividades como pilates, yoga ou mesmo musculação. Esses exercícios ajudam a fortalecer a musculatura. Músculos tonificados ajudam a fortalecer a coluna e melhorar a postura. Dessa forma, eles trabalham força, postura e equilíbrio. Escolha uma modalidade (ou várias) que você se identifique e invista sempre com o acompanhamento profissional.

2. Atenção à postura no trabalho

O trabalho é onde passamos a maior parte do tempo. Além de serem longas horas, muitas vezes são em situações de tensão e realizando movimentos repetitivos. Por isso, é fundamental medidas de prevenção à má postura, favorecendo à adoção de posturas adequadas. Quando o assunto é ergonomia, é importante que:

– A cadeira tenha encosto apropriado à coluna, com apoio de braço na altura do cotovelo;

– Os quadris e os ombros devem sempre ficar alinhados (nada de escorregar na cadeira);

– Os pés fiquem apoiados no chão (ou no apoio de pés);

– Os joelhos tenham uma curvatura levemente acima do quadril;

– A tela do computador esteja posicionada na altura dos olhos;

– O teclado e o mouse estejam posicionados na altura das mãos. A mesa deve estar na altura próxima aos cotovelos para que não haja tensão nos ombros ou curvatura nos punhos.

3. Mantenha a postura adequada no dia a dia

O quadril deve ficar encaixado (evite projetar a barriga para frente, pois essa posição força a lombar), a coluna deve ficar sempre ereta e pescoço reto. Mantenha o olhar sempre fixo à frente e não force o queixo para cima para não forçar a musculatura local. Ao sentar-se, lembre-se de manter sempre o quadril em um ângulo de 90º.

Cuidar da postura hoje é investir no bem-estar, melhorar a aparência e evitar inúmeras doenças posturais no futuro. Consulte um Doutor do Bem e saiba mais. Se você sente dores devido à má postura, converse com um Ortopedista do Bem. Sentir dor não é normal e, com um tratamento adequado, é possível eliminar o problema e sua causa.

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