A importância de ter uma boa relação com o seu médico!

A importância de ter uma boa relação com o seu médico!

Num passado (não muito distante) era bastante normal que famílias tivessem seu próprio médico. Era muito comum que um mesmo médico acompanhasse a saúde de todos os membros da família ao longo de toda a vida, realizando atendimentos à domicílio a qualquer horário e direcionando os pacientes para diferentes especialidades sempre que necessário.

Naquela época, o bom relacionamento entre paciente e médico era fundamental, pois era por meio da conversa e do conhecimento mais profundo do contexto social e cultural do paciente que diagnósticos mais precisos seriam realizados.

Essa relação médico x família está em extinção, sendo substituída por um contexto de introdução de novas e potentes tecnologias, como o próprio computador e a ressonância magnética. Ao mesmo tempo, pacientes se tornaram mais desapegados, preferindo buscar diferentes opiniões a manter um acompanhamento fiel com um médico com o qual se identifique.

Portanto, atualmente o contexto é de flexibilidade. Além de consultarmos diferentes médicos segundo às diferentes especialidades, está se tornando cada vez mais raro realizar um acompanhamento mais duradouro com apenas um médico. E isso devido a diversos fatores, como a comodidade, preço da consulta, disponibilidade de agenda entre outros.

Mas isso não significa que a relação entre médico e paciente possa ser superficial.

Por mais precisa que seja a tecnologia (como no resultado de um exame de imagem em que é possível enxergar o paciente por dentro), ela não substitui as informações descobertas em uma boa conversa entre médico e paciente, em que o paciente se sinta confortável e ouvido.

Você provavelmente já ouviu relatos ou passou por situações em que um médico não deu a atenção necessária durante a consulta ou que o próprio paciente foi com o tempo apertado para a consulta. A verdade é que a consulta médica é um momento crucial e, às vezes, o paciente não consegue dimensionar a importância daqueles minutos em sua vida. E, apesar de o médico ter essa consciência, várias condições podem levá-lo a selecionar os casos em que avalia merecerem atenção, como a quantidade de pacientes que vão a consultas apenas pelo atestado, entre outros.

A relação médico e paciente é baseada em confiança e responsabilidade. Trata-se de uma relação absolutamente humana, permeada pelo comprometimento à vida e amor. Dessa forma, apesar da necessidade da influência da tecnologia, o que se sobressai no consultório é a relação humana. Sem ela, não existe a verdadeira arte da medicina.

Relação médico e paciente: como desenvolver um relacionamento duradouro e benéfico com o seu médico?

Para evitar essa relação superficial com os profissionais da saúde, siga nossas três Dicas do Bem:

1. Escute e siga o seu médico

Você segue as recomendações do seu médico? Toma remédios e segue as instruções com confiança? Por que essas perguntas?

Apesar de perigoso, é muito comum que um paciente resolva não aderir a um tratamento recomendado pelo médico. E um dos motivos de isso acontecer é a falta de confiança do paciente no médico. Por isso, o ideal é procurar um médico de confiança até encontrar.

2. Se sentiu confortável, fique!

Sempre tem aquele médico com quem nos identificamos e sentimos a vontade para nos abrir. Se você encontrá-lo(a), fique com ele(a). A relação médico e paciente é uma das relações mais importantes que existem para a saúde!

3. Encontre um médico em que você confie

Ouvir diferentes opiniões é importante. Contudo, trocar de médico o tempo inteiro pode prejudicar e até mesmo interromper um tratamento, sem mencionar a perda de tempo, energia e, por vezes, informações importantes que deixam de ser mencionadas. Dependendo de cada situação, permita que o médico faça as pesquisas e busque outras opiniões. Se ele transmite confiança, acredite que sua postura vai ser sempre focada em buscar a melhor alternativa para a sua saúde.

Você ainda não possui um Doutor com quem consiga cultivar uma boa relação? Agende uma consulta com um Doutor do Bem próximo de você. Ele vai te atender com carinho e dedicação. Uma relação para vida!

Quer ter acesso à solução completa de saúde? Acesse: www.consultadobem.com.br 😉

Posts relacionados

Deixe uma resposta