Saiba Como Tratar a Conjuntivite

mulher pingando colirio nos olhos com conjuntivite

Olhos vermelhos, coçando e com secreção? Cuidado, você pode estar com conjuntivite! A doença, que é mais comum nos dias secos, possui 3 tipos e é importante conhecê-los bem para saber como tratar a conjuntivite de maneira adequada.

Neste post, apresentaremos quais as causas da doença, os principais sintomas e como tratá-la. Acompanhe!

O que é a conjuntivite?

Como o próprio nome sugere, a conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, uma membrana que reveste a parte interna das pálpebras e frontal do globo ocular — o branco dos olhos.

Normalmente, a doença aparece nos dois olhos, mas afeta um de cada vez. Ambientes fechados, como creches, escolas e ônibus lotados, facilitam a contaminação e, por isso, as pessoas com conjuntivite devem evitar se expor a locais com muito público enquanto ainda estiverem doentes.

Quais as causas e como tratar a conjuntivite?

Como dissemos no início do texto, existem 3 tipos diferentes da doença e diferenciá-los é fundamental para saber como tratar a conjuntivite:

1. Conjuntivite alérgica

É desencadeada por fatores alergênicos, como pólen, poeira, poluição e outros. O paciente apresenta coceira intensa e bastante inchaço. Apesar disso, os olhos não ficam muito vermelhos e lacrimejantes. O tratamento consiste no afastamento do desencadeador da alergia e, algumas vezes, o uso de antialérgicos.

2. Conjuntivite bacteriana

O inchaço e a secreção são mais proeminentes. Os olhos também ficam vermelhos, mas lacrimejam pouco e a duração é, em média, de 7 dias. O tratamento envolve o uso de antibióticos e colírios específicos.

3. Conjuntivite viral

É o tipo mais comum e também o de mais fácil transmissão. O paciente sente como se estivesse com areia nos olhos ou algum outro corpo estranho. O lacrimejamento é intenso. A recuperação pode demorar até 15 dias e, dependendo da gravidade da conjuntivite, é possível ter consequências na córnea. O tratamento envolve compressas de água fria e colírios lubrificantes.

Como proceder durante o tratamento?

Algumas dicas devem ser seguidas durante o tratamento da conjuntivite:

  • Trocar as roupas de cama e de banho todos os dias;
  • Lavar as mãos várias vezes e evitar coçar os olhos;
  • Usar óculos escuros para evitar a luminosidade da rua;
  • Sempre utilizar um lenço novo quando for limpar os olhos;
  • Não usar nenhum remédio ou colírio sem prescrição médica;
  • Ao usar colírios, evitar encostar o frasco no olho contaminado;
  • Caso você faça uso de lentes de contato, evitá-las enquanto estiver em tratamento;
  • Durante o período de tratamento, evitar piscinas e também locais com muita aglomeração.

Existem maneiras de se prevenir da conjuntivite?

Infelizmente, é muito difícil se prevenir dessa doença, mas algumas medidas podem diminuir os riscos de contaminação, como:

  • Não compartilhar toalhas de rosto;
  • Não compartilhar maquiagens;
  • Sempre lavar bem as mãos e evitar colocá-las nos olhos;
  • Não nadar em piscinas que não foram cloradas, nem em lagos;
  • Todas as vezes que for nadar, usar óculos específicos. O mesmo vale para os materiais de proteção, caso você trabalhe manuseando produtos químicos;
  • Nunca usar nenhum tipo de pomada ou colírio sem prescrição médica.

A forma correta de como tratar a conjuntivite vai depender muito da sua causa, por isso, é sempre bom dispor da ajuda de um profissional.

Se você gostou desse conteúdo e quer estar por dentro de todas as nossas dicas, assine a nossa newsletter e não perca nenhuma postagem!

Posts relacionados

Deixe uma resposta