10 sinais e sintomas de vermes no organismo

10 sinais e sintomas de vermes no organismo

Estar com vermes pode ser um pensamento assustador, mas é mais comum do que se pode imaginar.

A falta de saneamento básico ou de bons hábitos de higiene pessoal aumentam o perigo. Isso porque alguns vermes podem vir das fontes mais inesperadas, como da salada mal lavada, da carne crua ou mal cozida, da água contaminada, de brincar com a terra ou mesmo de andar descalço na rua.

Os vermes são parasitas e podem se alojar em locais como os olhos, pés ou intestino, por exemplo. Nesse caso, a contaminação pode acontecer por meio da ingestão de ovos desses microrganismos que, posteriormente, se instalam e desenvolvem no intestino, provocando sintomas bastante característicos.

Quais são os sinais e sintomas de vermes no organismo?

Os sintomas são diversos e podem variar de pessoa para pessoa ou mesmo de acordo com a idade e, em alguns casos, podem nem sequer aparecer – a pessoa pode alojar vermes por anos sem perceber. Confira os 10 dos principais sinais:  

1. Barriga inchada

Sabe aquele abdômen distendido, muito comum em crianças? Se ela continuar inchada mesmo após massagem abdominal, por exemplo. Ela pode ser um sinal de vermes.

2. Dor abdominal

A presença dos vermes no intestino pode causar grande desconforto e até mesmo dor, especialmente na região do umbigo.

3. Coceira no ânus

A coceira geralmente surge durante à noite, o que dificulta muito o sono. Ela acontece porque o verme se aloja na parte final do intestino, o que significa que quando uma pessoa está contaminada, as chances das pessoas que convivem com ela também estarem é muito alta, uma vez que até os lençóis são infectados.

4. Perda de peso

Os sintomas de presença de vermes estão geralmente associados à perda de peso. Isso porque o organismo acaba por absorver menos nutrientes do que ele costumava, uma vez que o verme consome uma porção dos mesmos. Ou seja, se você perceber que, mesmo comendo normalmente, seu peso está diminuindo, esse pode ser um indicativo de verme.

5. Fome

A presença de vermes no intestino também pode causar uma sensação de extrema fome logo após uma refeição. Isso acontece porque os vermes consomem o alimento ingerido.

6. Exaustão e fadiga

Se sentir cansado o tempo todo, preferir dormir a fazer qualquer outra coisa ou se sentir exausto após realizar uma atividade que não exige muita energia podem ser sinais de vermes. A exaustão e a fadiga acontecem devido à falta de nutrientes, resultado da coparticipação dos vermes no processo de digestão.

Em crianças é muito fácil perceber esses sinais, uma vez que elas apresentam menos disposição inclusive para brincar.

7. Falta de apetite

Por mais contraditório que possa parecer, também é possível experimentar uma sensação de extrema saciedade mesmo sem ter comido nada, uma vez que vermes também causam gases e náuseas, o que não apenas disfarça a fome, como ainda promove sensação de barriga cheia.

8. Mudança nas fezes

Os vermes podem alterar a aparência das fezes. Fezes muito escuras e com cheiro muito forte pode ser um indicativo de presença de vermes no intestino.

9. Diarreia ou prisão de ventre

Além da diarreia, a contaminação por verme pode causar constipação sem causa aparente. Os vermes podem causar irritações que atrapalham a digestão. O resultado é uma menor absorção de água pelo organismo e consequente prisão de ventre.

10. Azia, vômito ou movimento no estômago

Se os ovos se desenvolverem antes de chegar ao intestino, os vermes acabam se alojando dentro do estômago. Daí a sensação de movimento no estômago, azia, náuseas ou vômitos, por exemplo.

Diagnóstico de vermes no organismo

Depois de ler todos os sintomas, se você suspeitar que alguém da sua família está com vermes, basta procurar um Doutor do Bem. O diagnóstico é feito por meio do exame de fezes e o tratamento geralmente consiste no uso de medicamentos específicos, de acordo com cada parasita.

Se um membro da família for diagnosticado, há grandes chances que os demais também estejam contaminados. Por isso, é importante que eles também visitem o Doutor e participem do tratamento.

Lavar as mãos antes de comer ou ao chegar da rua, higienizar bem os alimentos, consumir apenas água potável e tomar vermífugos uma vez por ano (não mais que isso) de acordo com a recomendação médica também são ações importantes para evitar o problema.

Quer ter acesso à solução completa de saúde? Acesse nosso site: www.consultadobem.com.br 😉

Deixe uma resposta