Técnicas para amenizar dor e desconforto na hora do parto

Técnicas para amenizar dor e desconforto na hora do parto

Enquanto algumas mulheres passam pelo processo do parto sem grandes complicações (existem, inclusive, relatos de mulheres que sentiram pouca ou quase nenhuma dor), o mais comum é que o parto seja um desafio. Nesse caso, o parto é desconfortável e doloroso.

A boa notícia é que existem diversas técnicas e maneiras de evitar esse transtorno e tornar o processo mais confortável. Algumas para praticar antes do parto e outras para usar durante o processo.

As opções, ensinadas em cursos de pré-natal, são:

Técnicas de relaxamento

Método mais recomendado por especialistas, as técnicas de relaxamento podem ser aprendidas e praticadas antes do parto. Elas promovem o relaxamento progressivo do corpo e consistem em exercícios simples, mas eficientes e menos invasivos para reduzir a tensão muscular e a dor do parto.

Hidroterapia

Alguns hospitais e maternidades oferecem uma banheira ou chuveiro no quarto para que a mamãe possa relaxar durante o parto. Caso queira usar essa técnica, verifique se a unidade escolhida possui esses equipamentos. Você poderá sentar-se no chuveiro deixando o jato de água bater em suas costas ou simplesmente deitar-se em uma banheira Jacuzzi.

Aplicação de calor ou frio

Para aliviar a dor, reduzindo a tensão muscular, você pode optar por encostar as costas em uma superfície quente ou gelada (um pacote de gelo é suficiente).

Massagem corporal

A palavra-chave para controlar a dor é relaxar. Nesse sentido, receber massagem em diferentes partes do corpo, como nas pernas, braços e costas durante o parto podem contribuir com o alívio da tensão e, consequentemente, controle da dor. Peça ajuda ao seu parceiro.

Fazer caminhadas

O ato de caminhar, ou mesmo andar pela casa, contribui com a redução do desconforto e ajuda a regular as contrações.

Encontrar a melhor posição

Balançar sobre a bola para parto, inclinar-se para a frente ou sobre o encosto de uma cadeira, deitar-se de lado ou simplesmente sentar-se sobre a cama são posições que podem trazer conforto durante as contrações. O que não pode é ficar na mesma posição por muito tempo ou deitar-se de costas.

Controlar a respiração

Aqui a ideia é desviar a atenção da dor para uma outra atividade, concentrando as energias em controlar a respiração durante a contração. Três técnicas ajudam a relaxar: a lenta, a modificada e padronizada. Dica do bem: já comece a prática antes do parto!

Além dessas, existem outras técnicas medicamentosas e, por isso, mais invasivas, que podem ser adotadas. Nesse caso, como há riscos, é preciso considerá-las com a ajuda de seu Doutor.

Relaxantes

Durante o parto, para ajudar a aguentar a dor das contrações, medicamentos relaxantes pode ser ministrados de forma injetável na mamãe. Apesar do risco de causar náuseas, o medicamento é capaz de aliviar a tensão muscular, sendo suficiente em grande parte dos casos quando combinados às técnicas relaxantes.

Anestesia epidural

A anestesia epidural tem efeito de 30 minutos e é um medicamento aplicado em forma de injeção na coluna dorsal. Por bloquear a dor e as sensações de apenas uma região do corpo,  anestesia é capaz de eliminar grande parte do desconforto e sensações provocados pelas contrações enquanto a mulher permanece acordada.

Contudo, é preciso considerar os riscos:

  • Com o relaxamento abdominal, a futura mamãe perde um pouco da capacidade de empurrar, aumentando as chances de o Doutor precisar optar pela cesárea se não houver avanços no parto ou precisar usar fórceps durante o parto;
  • Aplicada muito cedo, a anestesia pode atrasar ou interromper o parto, exigindo que o Doutor intervenha com outras técnicas para dar andamento ao parto e não colocar a saúde do bebê em risco;

Converse com seu Doutor para entender melhor sobre todas as opções e suas vantagens e desvantagens. Consulte um Obstetra do Bem!

Embora seja necessário ter essa conversa antes de entrar em trabalho de parto, apenas durante as contrações será possível testar e observar quais técnicas realmente vão funcionar melhor para você. Então, não deixe de fazer sua lição de casa para ter um parto mais seguro e confortável!

Quer ter acesso à solução completa de saúde? O Consulta do Bem, junto com seus parceiros, oferece diversos pacotes de pré-natal e opções de partos para você – e com preços muuuito econômicos! Acesse: www.consultadobem.com.br 😉 

Posts relacionados

Deixe uma resposta