Teste de gravidez: tire as suas dúvidas!

Teste de gravidez: tire as suas dúvidas!

É possível desconfiar de uma possível gravidez ao perceber pelo menos um sintoma comum de gestação, seja ele o clássico atraso na menstruação ou mesmo os enjoos. Quando há suspeita, a mulher quer tirar a dúvida o mais rápido possível.

Nesse momento, é comum correr para comprar um teste de farmácia antes mesmo de fazer uma visita ao Doutor para realizar o Exame de sangue e obter um resultado mais acurado. Isso porque o teste de farmácia é uma opção rápida e prática e, se realizado no período certo, pode chegar a 99% de eficácia.  

Quando fazer o teste de gravidez?

Logo na primeira semana de atraso menstrual, a mulher já pode recorrer ao teste de gravidez comercializado em farmácias. Apesar de alguns alguns testes mais atuais, por serem mais sensíveis, serem capazes de detectar a gravidez até 4 dias antes da data prevista da menstruação, o ideal é esperar pelo menos até o primeiro dia de atraso para realizá-lo.

Se o resultado der negativo mesmo após 5 dias de atraso, é recomendado consultar um Ginecologista do Bem para realização de um exame de sangue para diagnosticar a gravidez e tirar a dúvida.

Como funciona o teste de farmácia?

O teste de farmácia já pode ser feito no primeiro dia de atraso da menstruação ou mesmo alguns dias antes do atraso, uma vez que alguns testes possuem um grau de precisão mais alto que outros, geralmente variando entre 95 e 99% se usados da forma e no período corretos. Além disso, é importante verificar a data de validade e observar atentamente o passo a passo indicado na bula.

Esses testes funcionam por meio da detecção do hormônio beta-HCG na urina, um hormônio que só é liberado no organismo da mulher quando a mesma engravida, isto é, depois que óvulo fecundado é implantado na parede uterina.

Geralmente, é recomendado que o teste seja repetido, apenas para ter certeza. Isso porque o resultado do teste pode variar se for feito com muita antecedência. Em alguns casos, os níveis do hormônio avaliado ainda estão muito baixos nos primeiros dias de gestação.

Como funciona o exame de sangue para detectar gravidez?

O exame de sangue é o teste mais confiável para detectar a gravidez o mais cedo possível. O exame também consiste na análise da quantidade do Beta-HCG. Em fato, o HCG começa a ser produzido cerca de 10 dias após a fecundação, podendo ser detectado pelo exame de sangue logo após esse intervalo, isto é, de forma mais eficiente que o teste de farmácia.

O exame pode ser feito de duas formas: qualitativamente, para detectar a presença do hormônio, ou quantitativamente, para medir a concentração do hormônio no sangue. Além de indicar se a mulher está grávida, ele é capaz de indicar o tempo de gestação.

Se o exame de sangue continuar negativo após 10 dias de atraso, o Ginecologista do Bem será capaz de investigar o motivo do atraso da menstruação.

E se o teste for positivo?

Se o teste der positivo, é essencial agendar uma consulta com um Ginecologista ou um Obstetra do Bem para realizar o exame de sangue e comparar os resultados. Uma vez confirmado o resultado positivo, é hora de começar os preparativos para o pré-natal e a chegada do bebê. Quanto antes a futura mamãe descobrir a gestação, melhor será para sua saúde e para a saúde do bebê! :)

Quer ter acesso à solução completa de saúde? Acesse: www.consultadobem.com.br 😉

Posts relacionados

Deixe uma resposta