Tire as suas dúvidas sobre a menstruação!

Tire as suas dúvidas sobre a menstruação!

Você com certeza já ouviu que a fronteira que separa as meninas das mulheres é a menstruação. A primeira menstruação marca a capacidade de o corpo feminino gerar outra vida. E todos os meses a mulher se prepara para isso.

Mas o que é a menstruação?

Todos os meses, por meio da influência de diversos hormônios, um óvulo é liberado para ser encontrado por um espermatozóide. Na espera da fecundação, o interior do útero é revestido por um tecido ricamente vascularizado chamado endométrio, local preparado para acolher o futuro embrião.

Contudo, quando o óvulo não é fecundado, toda a preparação é descartada: as paredes internas do útero são descamadas e o sangue é eliminado, dando início à menstruação.

A menstruação, portanto, é um sangramento, normalmente, mensal que resulta da descamação do endométrio. Um sinal claro de que a mulher não engravidou.

Com que idade as mulheres começam a menstruar?

Embora a primeira menstruação (menarca) seja muito comum aos 12 anos de idade, é perfeitamente normal que ela aconteça entre os 9 e os 15 anos de idade. A partir daí, ela deverá ocorrer todos os meses até uma idade próxima aos 50 anos, quando acontece a menopausa.

Como funciona o ciclo menstrual?

O ciclo menstrual tem duração média de 28 dias. Contudo, é normal que ele oscile de 25 a 45 dias, contanto que siga um padrão. Como o ciclo é sensível às alterações de saúde e emocionais da mulher, pode acontecer de ele desregular em casos de estresse, por exemplo.

O início de cada ciclo menstrual é marcado pelo revestimento interno do útero pelo endométrio. Essa é a preparação para recebimento do embrião que ali se desenvolverá ao longo de toda a gestação. Se o óvulo não é fecundado, todo esse tecido será descartado por meio da menstruação. Esse ciclo deverá ocorrer todos os meses, sendo interrompido apenas pela fecundação (gestação) ou menopausa.

Quanto tempo a menstruação dura?

Cada menstruação dura aproximadamente de 2 a 7 dias, mas o intervalo entre uma menstruação e outra dura uma média de 28 dias, podendo variar de 25 a 45 dias, sendo influenciada por fatores como estresse, alterações hormonais, doenças ou simplesmente a existência de uma menstruação irregular.

É normal menstruar mais de uma vez no mesmo mês?

Em ciclos mais curtos, pode acontecer de a menstruação ocorrer duas vezes no mês. Em adolescentes, essa alteração pode ser mais comum pois o organismo está se acostumando à nova rotina. No caso de mulheres mais maduras, a alteração pode ser resultado de diversos fatores, como mioma uterino, ovário policístico, alterações hormonais, uso de medicamentos e excesso de estresse.

Se a alteração ocorrer de forma frequente, é preciso buscar ajuda de um Ginecologista do Bem.

O que pode atrasar a menstruação?

A menstruação atrasada nem sempre significa gravidez. Alterações na rotina, excesso de estresse e outros fatores como os citados acima podem causar atrasos na menstruação, bem como subnutrição e IMC abaixo do ideal, por exemplo. Se o atraso se tornar uma rotina, é preciso consultar um especialista para entender melhor e cuidar da saúde.

O que pode causar menstruação irregular?

É muito comum que a menstruação siga desregulada até os 15 anos de idade. Depois disso, a tendência natural é que a menstruação comece a seguir um padrão. Se isso não ocorrer, é preciso analisar as causas. Entre as mais comuns estão a presença de tumores, cistos, desequilíbrio na produção hormonal e estresse.

O tratamento é baseado no uso diário de comprimidos para regular o fluxo menstrual, ajudando a equilibrar qualquer falha na produção de hormônios, mas cada caso deve ser avaliado pelo ginecologista.

Qual quantidade normal de sangue liberada na menstruação?

A quantidade de sangue perdida na menstruação é cerca de 30 a 50 ml de sangue a cada ciclo, em média. De modo geral, é considerado normal um ciclo que envolva até cerca de 80 ml.

Mas, como não é viável medir o volume de sangue, 3 fatores podem ajudar a verificar se o sangue liberado está dentro dos parâmetros normais. São eles:

  • Duração da menstruação superior a 8 dias;
  • Intervalos entre ciclos inferiores a 24 dias;
  • Fluxo menstrual maior do que o habitual, obrigando a trocar o absorvente com maior frequência

Menstruação com coágulos é normal?

Naqueles dias em que o fluxo é mais intenso, especialmente no início da menstruação, é normal que o sangue coagule antes de ser liberado. Contudo, se o fluxo for muito mais intenso do que o comum e os coágulos parecerem muito grandes, pode ser necessário buscar ajuda médica.

A menstruação escura é normal?

Marrom, preta ou tipo “borra de café”: esse é um tipo de menstruação comum no início ou final de uma menstruação. Mas também pode ocorrer por outras causas, que incluem: possível gestação, excesso de estresse, alterações hormonais devido ao uso de medicamentos (o que inclui mudança de pílula anticoncepcional), e doenças como DSTs e endometriose. É preciso ficar atenta ao sinais e sempre conversar com o Doutor.

Quer ter acesso à solução completa de saúde? Acesse nosso site: www.consultadobem.com.br 😉 

Posts relacionados

Deixe uma resposta